Um local de descobertas
O Jardim-de-infância é, por excelência, um local de descobertas, onde as crianças, de acordo com as suas potencialidades, exploram e desbravam os “comos” e os “porquês” com que se deparam.
A aposta educativa passa então por uma metodologia aberta, que privilegia o trabalho de projeto e que se constrói numa franca dinâmica entre corpo docente e alunos. Um tema não será só um tema, mas antes a oportunidade didática para desenvolver conteúdos programáticos, estimular a curiosidade, o pensamento crítico e proporcionar uma riqueza educativa incalculável: ir além do imediato, chegar e tocar a raiz da aprendizagem, munindo cada uma das crianças de instrumentos de vida. |
Assumimos como essencial o desenvolvimento da disciplina, da capacidade de síntese, das potencialidades criadoras e criativas, do raciocínio crítico e hipotético-dedutivo, bem como do respeito pelo outro e da aproximação ao conceito de ética, colaborando deste modo com a educação plena das crianças que ajudamos a crescer.
Dentro desta dinâmica educativa surge o modelo didático de inspiração na Matemática de Singapura, onde adaptando a cada faixa etária se desenvolvem atividades que promoção do raciocínio lógico, de abstração do concreto e de estimulo às questões hipotético-dedutivas. A estruturação do tempo educativo tem em conta as diferentes áreas referenciadas nas metas de aprendizagem para a educação pré-escolar, utilizando práticas pedagógicas e didáticas que promovam a aquisição de novas, melhores e mais competências. Na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, a aposta educativa encontra-se segmentada por faixa etária e promove essencialmente a descoberta da função da língua e da escrita na organização da comunicação, posteriormente, o currículo estruturado, leva a criança à descoberta da letra, da sílaba e do fonema, realizando deste modo a evolução na escala da leitura, capacitando-a para uma salutar entrada no primeiro ciclo. |
Como o todo é feito de tudo, áreas como a ciência, as tecnologias de informação (TIC) e a arte surgem como essenciais e ajuda-nos a que ensinar e aprender seja mais do que um processo único, mas antes um processo multifacetado e que permite que diferentes crianças aprendam de diferentes maneiras, aprimorando o conceito de potencialidade e alimentando forças e estimulando as fraquezas.
Desta forma, damos resposta à nossa filosofia educativa onde conscientemente se pretende contribuir para o crescimento global da criança: tamanho, conhecimento, amor e cidadania.
Desta forma, damos resposta à nossa filosofia educativa onde conscientemente se pretende contribuir para o crescimento global da criança: tamanho, conhecimento, amor e cidadania.