Semana das Artes
|
Temos uma orquestra de percussão apoiada num conceito de prática musical conjunta.
O Percutindo visa despertar e/ou aprofundar nos seus intervenientes, conceitos estéticos e criativos através da utilização de Instrumental Convencional ou Instrumental Não Convencional. Estimula-se a entreajuda e o espirito coletivo em detrimento do individual e procura-se criar laços de interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. Este projeto é transversal a todas as faixas etárias e adequado às respetivas valências. |
|
A revolução tecnológica deu origem a novas formas, narrativas e linguagem musical que nos tem levado a outras revoluções: - a dos métodos, de fazer e pensar a música.
Aumentou não só a palete de sons, técnicas e recursos para a composição e produção musical, como transformou a forma como a música pode ser usada para contar uma história.
Este projecto pretende explorar os processos criativos envolvidos na produção de uma obra musical aplicada aos mais variados contextos, com recurso às tecnologias de produção de música e vídeo; a desenvolver a capacidade de análise e interpretação de elementos não- musicais e transformá-los em música; a pensar criativamente; a criar processos de trabalho, a desenvolver o espírito crítico e autonomia ao mesmo tempo que reforça competências já existentes.
O projecto assenta nos seguintes princípios básicos:
- saber comunicar musicalmente;
- entender a função da música e a sua linguagem;
- adquirir processos de trabalho;
- entender e trabalhar o próprio potencial criativo aplicado aos vários contextos, fazendo uso das tecnologias da música.
Tem-se como objetivo o desenvolvimento, criação e a adaptação de sugestões musicais, ou não, e associá-las a um pensamento musical com intenção comunicativa. Importa também referir que o projecto é desenvolvido em ambiente de colaboração multidisciplinar, sempre que possível ou pertinente.
Este projecto está focado nos seguintes aspectos:
- Aplicar o conhecimento e experiência existente no que diz respeito à música e outras formas de arte;
- Apresentar os trabalhos desenvolvidos sob a forma de um produto audiovisual ou similar;
- Manipular as ferramentas tecnológicas ao dispor como meio de produção das actividades propostas – software musical de sequenciação e gravação, software de notação musical, software de gravação e edição de vídeo;
- Experienciar o potencial criativo e multidisciplinar da música;
- Sugerir formas dos participantes encontrarem a sua própria voz criativa;
- Entender as considerações criativas no processo de composição musical relativas ao planeamento e uso da música;
- Identificar os recursos e técnicas musicais à sua disposição.